sábado, 20 de agosto de 2011

Rodada dos Pernambucanos na Série B

Por Gabriel Pontes (@gabrielpontes14)

Resumo da 18ª rodada da Série B 2011:

ABC 1 x 1 Ponte Preta - A fase não é nada positiva para os alvinegros de Natal. Após sete partidas sem vitórias, o torcedor do time potiguar perdeu o pouco de paciência que tinha e, ao final da partida, vaiou bastante o grupo de jogadores que entraram em campo representando o clube. O primeiro tempo até agradou aos torcedores presentes no Frasqueirão: bastante movimentado, mas com poucas chances de gol. Em uma dessas poucas chances, saiu um gol. O goleiro Júlio César foi traído por um quique da bola e apenas viu o chute de Cascata finalizar em gol, aos 11. Na segunda etapa, debaixo de uma forte chuva, a Ponte conseguiu chegar ao gol de empate. Wescley, de cabeça, foi o autor do único tento ponte-pretano.

Duque de Caxias 0 x 0 Portuguesa - No jogo dos extremos, o lanterna da competição, o Duque, conseguiu segurar a líder Lusa, e ficou no 0 a 0, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O jogo fraco serviu de base para uma análise da equipe paulista. O chamado "Barcelusa" já não reflete mais o futebol da equipe, que apesar de jogar bem, não apresenta espetáculo. Mas o que o torcedor da Portuguesa quer mesmo é apenas vencer, sem preocupações com o futebol. Coisa que o pouco de torcedores do Duque querem. A equipe vai cavando seu próprio túmulo e, a cada dia, fica mais perto do rebaixamento.

Icasa 4 x 2 Goiás - Se Duque x Lusa fizeram uma partida morna e sem gols, Icasa e Goiás trataram de dar emoção ao seus torcedores. No estádio do Romeirão, o Icasa mostrou o poder de reação no campeonato e venceu mais uma, por um belo placar, e diante de uma equipe que vem crescendo como o Goiás. Mas quem vê uma partida com tantos gols não imaginaria que o primeiro tempo não seria agradável. O duelo dos dois Verdões começou lento, com as equipes se estudando bastante. Só aos 40 minutos, saiu o primeiro gol do jogo. O lateral Osmar arriscou chute de fora da área e fez um golaço.

O time do Cariri voltaria para o segundo tempo animada, e logo tratou de marcar o segundo. Após receber de Marino, Diogo França dribla o goleiro Harlei e faz 2x0, aos 2 minutos de jogo. 10 minutos depois, o Goiás diminuiria, com Douglas. Mas a reação goiana seria paralisada em dois minutos, quando Dodó faz um golaço para o time mandante: 3x1. A animada torcida do Icasa, por mais uma vez, teve que ver outra reação da equipe adversário e, aos 21, assistiu a Elivelton marcar o segundo gol dos goianos, 4 a 2. Mas, como de praxe, o Icasa voltaria a marcar na partida. Oito minutos depois, mais uma vez Diogo França daria fim às tantas mudanças no placar: 4 x 2 a favor do Verdão, do Cariri.

Náutico 3 x 1 Boa Esporte - Desacreditado no início do campeonato, o Náutico venceu mais uma partida no campeonato e, com 33 pontos, entra de vez na briga pelo título, já que pela briga pelo acesso ele já estava garantido muitas rodadas antes. Diante de uma boa equipe do Boa, o Timbu jogou com raça e venceu por 3 a 1. Destaque para o artilheiro alvirrubro Kieza, que marcou por duas vezes. Foi ele que abriu o marcador da partida, aos 11 minutos do primeiro tempo, no canto esquerdo do goleiro Luiz Fernando. No segundo tempo, aos 10 minutos, seria Elicarlos quem marcaria o segundo gol do Náutico. Após chute de Rogério, Luiz Fernando rebateu nos pés do volante alvirrubro, que teve o pequeno trabalho de colocar a bola no fundo das redes. Tranquilo, o torcedor pernambucano ainda veria Kieza marcar mais um. Aos 26, o artilheiro sofreu pênalti no qual ele mesmo cobrou e, como sempre, marcou. 3 x 0. Quatro minutos depois, Jheimy ainda faria o gol de honra do Boa, 3 a 1.



ASA 2 x 1 Bragantino - Não foi da forma como o torcedor esperava, mas o ASA venceu o Braga. Jogando em seu domínio, no estádio Fumeirão, em Arapiraca, os alagoanos tiveram problemas para bater a fraca equipe paulista. Para chegar à vitória, o alvinegro de Alagoas se impôs e conseguiu sair inaugurar o placar. Raul, de primeira, fez 1 a 0, aos 35. E antes do término da primeira etapa, Alecsandro deu belo toque sobre o goleiro Gilvan e aumentou a diferença no marcador: 2 a 0. No segundo tempo, continuando a mostrar um mal futebol, o Bragantino viu Otacílio Neto ser expulso, aos 26. A equipe de Bragança Paulista ainda conseguiu fazer o gol de honra, aos 44, com Romarinho. Mas nada que deixasse o ASA preocupado, que segurou bem o 2 a 1.

Paraná 1 x 2 Sport - Enfim, a torcida rubro-negra pôde comemorar uma vitória fora de casa. Em seu último comando como treinador do Sport, Mazolla Júnior (que voltará às categorias de base) tratou sua despedida como a melhor possível, mesmo não tendo feito a equipe render o esperado. Mas, mesmo com problemas internos, os jogadores do Leão mostraram-se animados com a vinda do novo técnico PC Gusmão. Quem fez o primeiro gol do jogo foi o Sport, aos 20 minutos d primeiro tempo, com Willians. Em contra-ataque, o meia-atacante teve paciência em escolher o canto da bola e tirar o goleiro Zé Carlos da jogada. Quase no mesmo minuto de jogo, mas já na segunda etapa, o Tricolor Paranaense chegou ao empate. Wellington cobrou falta para Éverton Garroni, livre, marcar. A alegria do torcedor da equipe de Curitiba, porém, durou pouco, Aos 31, o contestado Junior Viçosa arranca pela direita e cruza. A bola toca no zagueiro Junior Urso, antes de entrar no gol. O jogo ficou aberto, mas o Paraná não conseguia chegar com frequência ao gol do Sport, que segurou bem o placar.




Guarani 1 x 2 Salgueiro - Não foi apenas o Sport o único pernambucano que saiu comemorando a primeira vitória fora de seus domínios nessa Série B. Jogando em Araraquara, o Salgueiro saiu atrás do placar, mas em 3 minutos, chegou à virada. Após 1º tempo sob domínio do Bugre, o Salgueiro viu Fernandão abrir o placar aos 6 minutos do segundo tempo. Sem se abater, a equipe do sertão nordestino reagiu e chegou ao empate e, minutos depois, à virada. Aos 15, Piauí, em cobrança de falta, empatou. E no minuto seguinte, Fabrício Ceará dominou a bola no peito e chutou colocado, marcando um belo gol. 2 a 1 ao Carcará. A "equipe-xodó" dessa competição conseguiu segurar o precioso placar até o fim, saindo de campo com um largo sorriso e com esperanças de reação no campeonato mais do que acesas.



São Caetano 2 x 2 Vitória - Jogando em campo praticamente neutro, o São Caetano esperou até os últimos minutos para poder sair de campo comemorando, nem que seja pelo menos um empate. Ricardo Xavier, ex-Náutico, abriu o marcador, mas Neto Baiano e Marquinhos viraram, para a alegria dos torcedores do Vitória, maioria em Bragança Paulista. No final, aos 47, Luciano Madi salvou a pele do Azulão e empatou o jogo. 2 a 2.

Vila Nova 1 x 3 Americana - Reagindo no campeonato e de treinador novo, Vila e Americana entraram e campo em situações bastante similares, o que se poderia explicar pela classificação antes da partida (Americana com 24 pontos e Vila com 23). Mas, depois do início do jogo, pelo duelo entre Artur Neto e Sergio Guedes, deu Sérgio e a equipe paulista. Válber abriu o placar aos 39 do 1º tempo, mas Roni empatou antes do intervalo. Na segunda etapa, Fumagalli desempatou a favor do Americana, aos 24, e Charles fechou o marcador, aos 38. 3 a 1 em Goiânia.

Grêmio Barueri 0 x 0 Criciúma - Jogando em seus domínios, o Barueri chegou ao terceiro empate consecutivo, o segundo pelo placar zerado. Coincidentemente, esse segundo zero a zero também foi o segundo seguido na Arena Barueri, e diante de uma das equipes que mais empatou na competição (7 empates). O 0 x 0 pôde ter explicado perfeitamente como foi a partida entre Grêmio e Criciúma: jogo morno, com poucos torcedores, onde o Criciúma foi até melhor, mas não conseguiu chegar a abrir o placar.


0 comentários:


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More