sábado, 8 de outubro de 2011

1ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas

Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)

URUGUAI 4x2 BOLÍVIAO melhor time do continente estreou bem nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Atual campeã da Copa América, a seleção uruguaia mostrou seu bom futebol apresentado desde a 4ª colocação do Mundial da África do Sul, em 2010, e derrotou a Bolívia por 4x2, nesta sexta-feira (7), no estádio Centenário, em Montevidéu.
O grande destaque da partida não foi nenhum dos três atacantes do Uruguai - Diego Forlán (que joga na Internazionale), Edison Cavani (Napoli) e Luis Suárez (Liverpool). Os dois últimos marcaram um gol cada, mas foi o zagueiro Diego Lugano, atualmente no Paris Saint-Germain e ex-São Paulo e Fenerbahçe, que brilhou ao marcar dois gols.

Como era de se esperar pelo nível técnico das seleções - a Bolívia ficou em último lugar nas últimas Eliminatórias -, o Uruguai não teve trabalho no confronto, mesmo com o gramado molhado por causa das chuvas em Montevidéu e do susto boliviano, que conseguiu o empate, aos 17 minutos, com Rudy Cardozo. Antes, logo aos três, Suárez havia aberto o placar após aproveitar um escanteio. Aos 25, Lugano marcou o seu primeiro gol, de cabeça, após falta precisamente cobrada por Forlán. E, aos 34, Cavani anotou o terceiro dos uruguaios.
Mesmo com 3x1 no marcador, a equipe da casa voltou do intervalo disposta a conseguir uma goleada. Todas as vezes que tinha a posse da bola, os uruguaios levavam perigo ao gol boliviano. Assim, o quarto gol saiu novamente de uma jogada de bola parada. Aos 26 minutos, novamente Lugano estava no lugar certo para marcar seus segundo tento na partida. No final, aos 41, o atacante Marcelo Moreno (ex-Cruzeiro) diminuiu em uma cobrança de pênalti.

Na segunda rodada, na próxima terça, o Uruguai fará a reedição da final da Copa América contra o Paraguai, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Em julho passado, na Argentina, os uruguaios venceram a decisão por 3 a 0. Já a Bolívia buscará a reabilitação contra a Colômbia, em La Paz.

EQUADOR 2x0 VENEZUELA
A estratégia de jogar bem fechada na defesa e ser eficiente nos contra-ataques, que funcionou na inédita quarta colocação na Copa América, não foi eficiente para a Venezuela nesta sexta-feira. Na estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo, o time venezuelano não impôs grandes dificuldades ao Equador, que venceu por 2 a 0, em Quito, na capital equatoriana.

Com um ritmo de jogo muito superior, o Equador abriu o placar logo aos 14 minutos. Ayoví, atacante do Pachuca, do México, pegou rebote na área e cabeceou sem chances para o goleiro Renny Vega.
Ainda no primeiro tempo, o Equador ampliou. Valência, do Manchester United, dono do meio-campo, cruzou da ponta direita na cabeça de Cristian Benítez, que testou firme e fez o segundo dos donos da casa.

Apostando somente nos contra-ataques, a Venezuela se viu obrigada a passar a procurar o gol com mais intensidade no segundo tempo, sem sucesso. Desistiu de vez quando o zagueiro José Manuel Rey foi expulso pelo segundo amarelo.

Na terça-feira, pela segunda rodada das Eliminatórias, a Venezuela recebe a Argentina e vai em busca de sua primeira vitória. O Equador folga.

ARGENTINA 4x1 CHILE
A seleção argentina vinha decepcionando tanto seu torcedor que o Monumental de Nuñez ficou muito longe de receber sua lotação máxima para a estreia da Argentina nas Eliminatórias da Copa de 2014, contra o Chile, na noite desta sexta-feira. Sorte de quem acreditou, foi ao estádio do River Plate e viu uma grande atuação do trio de ataque, que comandou uma boa goleada argentina por 4 a 1.

Os três jogadores de frente da Argentina foram muito bem. Higuain balançou a rede três vezes e deu uma assistência. Messi fechou o jogo com uma assistência e um gol, enquanto Di Maria brilhou com dois passes perfeitos para gol.

O primeiro gol saiu logo aos 7 minutos. Di Maria tocou para Higuain, que dominou na área e chutou cruzado. No segundo, Messi deu uma de centroavante, recebeu de Higuain e tocou na saída do goleiro, ainda aos 21 da primeira etapa.

O terceiro nasceu de mais um toque de Di Maria para Higuain. Desta vez a jogada nasceu de um cruzamento da esquerda, que o centroavante estufou forte para o gol. Numa confusão geral na área argentina, Fernandez descontou. Logo em seguida, porém, a Argentina fez o quarto. Desta vez quem falhou foi o goleiro do Chile, que saiu jogando errado. Messi dominou, tabelou com Higuain e devolveu para o atacante do Real fazer o terceiro dele.

PERU 2x0 PARAGUAI
Vice-campeão da Copa América, o Paraguai decepcionou na sua estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Nesta sexta-feira, no jogo que fechou a primeira rodada, a equipe do técnico Arce foi derrotada por 2 a 0 pelo Peru, em Lima.
E o resultado ficou até barato para o time paraguaio, que foi dominado durante todo o tempo, desde os primeiros minutos, e correu o risco de levar uma goleada. O placar poderia ter sido aberto no primeiro tempo, mas Guerrero desperdiçou a melhor chance criada pelos peruanos, aos 42 minutos.

Na segunda etapa, ele compensou. Logo no primeiro minuto, Farfán roubou bola no ataque, arrancou e tocou para Guerrero, que driblou o goleiro e tocou para o gol vazio. A pressão seguia apesar da vitória peruana. Pizarro, Vargas e Farfán infernizavam a zaga paraguaia, que sucumbiu novamente aos 27. O jogador do Schalke 04 tocou de calcanhar para Pizarro, que foi à linha de fundo e cruzou para Guerrero marcar.


0 comentários:


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More