Após ter aprendido a arte de treinar junto de Alex Ferguson e Egil Olsen, Ole Gunnar Solskjær está pronto para seguir a solo e embarcar na primeira aventura como treinador principal ao leme do Molde.
Por UEFA.COM
Faltam ainda três meses para o arranque da nova temporada de futebol na Noruega, mas nas conversas que se vão escutando já provam a ansiedade da espera pela temporada de 2011.
=> (Foto: AFP)
O regresso de Ole Gunnar Solskjær, como treinador do Molde FK, fez com que a venda de bilhetes subisse rapidamente no Molde Stadion e trouxe interesse renovado à Liga dominada pelo Rosenborg BK. O ex-atacante, de 37 anos, iniciou o seu primeiro trabalho como treinador principal sénior na segunda-feira e, pelo sucesso que alcançou com a camisa do Manchester United FC, é natural que mire, desde já, à conquista de troféus. "Voltei para inglaterra para conquistar a Liga norueguesa; acredito que conseguiremos chegar ao título enquanto estiver neste clube", afirmou.
Solskjær deixou o Molde em 1996 e fez de Old Trafford a sua casa, tendo entrado em definitivo para a história do United ao marcar um dos gols na emocionante vitória na final da UEFA Champions League de 1999. Uma lesão forçou-o a abandonar prematuramente os gramados, depois de ter conquistado o seu sexto título da Premier League a serviço dos "red devils" em 2007. Solskajaer dirigia o elenco de reservas do United desde 2008, até que atendeu à chamada do Molde.
Trabalhar ao lado de Alex Ferguson traz, naturalmente, enormes benefícios a um jovem técnico que dá os primeiros passos na profissão. "Tem sido extraordinário segui-lo de perto... Possui enorme entusiasmo, uma vontade de tirar sempre o melhor dos seus jogadores. Sempre a mesma mentalidade ganhadora... E, quando a equipa passa por dificuldades e perde um par de jogos consecutivos, nunca entra em pânico", destacou Solskjær ao UEFA.com.
"Ele acredita nos seus jogadores e no seu sistema, pois tem uma grande confiança nos seus auxiliares e na capacidade de julgamento destes. E isso é algo que só se adquire com a experiência.
Tive um período muito, muito bom de aprendizagem. É um motivador fantástico, um extraordinário líder
; julgo que sabe lidar melhor do que ninguém com as grandes estrelas. Aprendi bastante com ele ao longo dos últimos 14 anos e meio."
Para a nova carreira, Solskjaer busca se inspirar, além de Ferguson, em Egil Olsen, treinado atual do Noruega e que comandou Solskjaer na Copa do Mundo de 1998, na qual a Noruega venceu o Brasil na Fase de Grupos.
0 comentários:
Postar um comentário