quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cruzeiro e Santos vencem 1º jogo das oitavas

Por Heitor Barros

Santos e Cruzeiro largaram na frente em seus jogos pelas oitavas de final da Santander Libertadores. Os paulistas derrotaram os mexicanos do América por 1 a 0 na Vila Belmiro (gol de Ganso). Já o Cruzeiro venceu o Once Caldas na Colômbia por 2 a 1 (Wallyson e Ortigoza marcaram para o Cruzeiro e Nuñez marcou para os colombianos). Ainda jogaram Estudiantes e Cerro Porteño, que empataram por 0 a 0 (jogo da volta é no Paraguai), Jaguares e Júnior Barranquila, que também empataram, só que por 1 a 1. O 1º jogo foi no México.

Ganso Neymar gol Santos (Foto: AFP)Ganso decidiu jogo para o Santos. Pelé viu e gostou (Foto: AFP)

Sob olhares de Pelé, o Santos teve difícil missão pela Libertadores. Encarou o América-MEX pressionado. Sabendo das gigantescas dificuldades de se enfrentar o América no México, o Santos deveria fazer bom resultado em casa para entrar mais "tranquilo" no estádio Azteca.

Com uma marcação forte, o América não deixava o Santos penetrar na grnade área. A solução do Peixe era chutar de fora, que facilitava os contra-ataques do América. O jogo melhorou quando o Américateve uma boa chance, que Rafael defendeu bem. Aí veio o gol do Santos. Neymar tocou para Ganso que ajeitou e mandou para o gol, sem chances para o goleiro Ochoa.

Poupando jogadores para o Mexicanão, o técnico Carlos Reinoso decidiu colocar esses jogadores, equilibrando a partida e chegando a dominar o jogo, obrigando o Santos a recuar. Errando muitos passes, o Santos não conseguiam contra-atacar. Mas, quando acertava os passes levava perigo. Mas o jogo terminou mesmo 1 a 0 Santos.

Wallyson gol Cruzeiro (Foto: AP)Wallyson é um dos artilheiros da Libertadores com 7 gols. (Foto: AP)

Once Caldas e Cruzeiro se enfrentaram no estádio Palogrande (em reformas para o mundial sub-20, que ocorre entre Maio e Junho). Mas isso não atrapalhou o jogo do Cruzeiro. Sem poder contar com Thiago Ribeiro, o técnico Cuca promoveu a estreia de Brandão. Inclusive fopi o atacante que promoveu o 1º lance de perigo do jogo. O atacante recebeu passe de Wallyson e chutou para boa defesa de Martínez.

Mas o Once Caldas chegava com mais perigo. Moreno acertou o travessão de Fábio chute na intermediária. Depois, Calle chutou de fora da área e Fábio fez grande defesa. O Cruzeiro só saiu em contra-ataques, mas pecava no passe final.

Querendo que o time atacasse mais, Cuca resolveu trocar Roger por Everton. Com a alteração, Gilberto passou para o meio de campo. A alteração deu resultado, pois o time da casa tinha dificuldades em atacar pelo setor. E essa dificuldade originou a chance do Cruzeiro. Em contra-ataque, Montillo lançou Ortigoza (entrou no lugar de Brandão). O paraguaio cruzou e Wallyson marcou seu 7º gol na Libertadores, se tornando um dos artilheiros da competição (ao lado de Nanni, do Cerro Porteño).

O gol deu mais tranquilidade ao Cruzeiro e deixou o Once Caldas desesperado. Aos 39 minutos, a Raposa ampliaria. Ortigo.za, com um bonito gol por cobertura, fez o 2º gol. Relaxado, o Once Caldas marcaria seu gol no jogo. Rentería (o mesmo) fez bom cruzamento para Nuñez tocar de cabeça, sem chances para Fábio. Vitória do Cruzeiro por 2 a 1 e boa vantagem para o jogo de volta.


0 comentários:


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More