Como havia informado à momentos atrás, o meia Elano acertou com o clube que o revelou para o mundo, o Santos. Mais informações: Volta do meia Elano quase confirmada.
Meia Elano nos tempos de Santos ( via Placar) |
Ney Franco fez a convocação via Twitcam
O treinador Ney Franco fez a convocação para o Sul-Americano, que acontece no mês de dezembro. O Brasil estreia dia 17, contra Paraguai. A competição garante duas vagas às Olimpídas, e quatro para o Mundial Sub-20. A apresentação do grupo acontece dia 13.
Confira a lista de convocados:
Goleiros:
Aleksander (Avaí-SC)
Gabriel Vasconcelos (Cruzeiro-MG)
Milton (Botafogo-RJ)
Zagueiros:
Alan (Vitória-BA)
Bruno Uvini (São Paulo-SP)
Juan (Internacional-RS)
Romário (Internacional-RS)
Saimon (Grêmio-RS)
Laterais:
Danilo (Santos-SP)
Rafael Galhardo (Flamengo-RJ)
Alexandro (Santos-SP)
Gabriel Silva (Palmeiras-SP)
Meias:
Alan Patrick (Santos-SP)
Lucas Moura (São Paulo-SP)
Oscar (Internacional-RS)
*Phillipe Coutinho (Internazionale-ITA)
Casemiro (São Paulo-SP)
Fernando (Internacional-RS)
João Pedro (Palermo-ITA)
José Eduardo (Parma-ITA)
Atacantes:
Diego Maurício (Flamengo-RJ)
Neymar (Santos-SP)
Henrique (Vitória-BA)
William (Grêmio Prudente-SP)
Lucas Gaúcho (São Paulo-SP) Zé Eduardo, do Parma, foi uma das surpresas na convocação (Getty Images)
* O meia Phillipe Coutinho, por contusão, pode não participar do torneio. Mesmo assim, ele poderá se apresentar, no dia 13, caso esteja recuperado de contusão.
Diego Tardelli comemora gol, o terceiro da partida que salvou o Galo do rebaixamento (Pedro Vilela/Ae)
Último porque o Guarani confirmou sua queda. Atuando em casa, o Bugre foi goleado por 3 a 0, pelo Grêmio. Rochemback, Jonas e Diego marcaram para o Tricolor Gaúcho. O Guarani está na 18ª posição, soma apenas 37 pontos, e a uma rodada do fim, só pode chegar a 40 pontos, contra 41 do Atlético-GO, primeira equipe fora da zona, atualmente. Os outros rebaixados perderam: O Goiás perdeu do Atlético-MG por 3 a 1, escapando o Galo do rebaixamento, e o Prudente perdeu, pelo mesmo placar, para o Botafogo. A equipe carioca e o Grêmio decidiram, no Olímpico, quem ficará com a quarta posição, que poderá render vaga na Libertadores. Outra equipe que ainda sonhava com a Libertadores, o Atlético-PR ficou no 1 a 1 com o Ceará, no Castelão, e não tem mais chances de figurar na competição sulamericana do ano que vem.
Na partida mais emocionante da rodada, o Avaí, depois de estar perdendo por 2 a 0, conseguiu virar o jogo para 3 a 2. Os três gols avaianos foram marcados por Caio. Com a vitória, o time catarinense pulou para a 14ª colocação, somou 43 pontos e não tem mais chances de rebaixamento. Avaí, de Caio, escapou do rebaixamento após vencer o Santos (Heuler Andrey/Ae)
A briga pelo título, porém, foi o que mais agitou a rodada. O Fluminense está a uma rodada de conquistar, depois de 26 anos, o tão sonhado título de bicampeão brasileiro. Isto porque o Tricolor das Laranjeiras venceu, de virada, o Palmeiras, por 2 a 1, na Arena Barueri. A equipe carioca permanece na primeira colocação, com 68 pontos, e só depende de si para ser campeão da edição 2010. Contra o Guarani, no Engenhão, qualquer vitória leva a taça às Laranjeiras. Com um empate, o Fluzão tem que torcer por derrota do Corinthians e empate do Cruzeiro. Caso perca, torcida por derrota das duas equipes. Jogadores do Flu comemoram gol de Tartá, que aproximou time do título Nacional (Photocamera)
O Corinthians cumpriu seu papel, venceu o Vasco, no Pacaembu lotado, por 2 a 0. O sonho corintiano de conquistar o título brasileiro ainda não acabou, mas ficou mais difícil, após vitória fluminense sobre o Palmeiras. O Timão soma 67 pontos, está a um do líder, faltando apenas uma rodada. O outro que ainda sonha com o título é o Cruzeiro. A equipe celeste bateu o Flamengo, de virada, por 2 a 1, em Volta Redonda, e soma 66 pontos, estando na terceira posição. O Rubro-negro carioca escapou do rebaixamento.
Confira os resultados da penúltima rodada:
Confira a classificação da Série A:
Por Equipe
Nós, do Blog Quem Não Faz Leva, fizemos uma entrevista exclusiva com o craque do Sevilla Luís Fabiano. Nela, perguntamos sobre momentos de sua carreira, nível técnico e das competições do Brasil e da América, sobre a Jabulani, sobre o futuro e pedimos a dica para os jovens.
ENTREVISTA:
1. (Quem Não Faz Leva) Qual o seu sentimento em relação ao clube que o revelou, a Ponte Preta?
(Luís Fabiano) Tenho um carinho muito grande pela Ponte. Além de ser o clube que me revelou, fez parte da minha infância, porque eu torcia pra Ponte influenciado pelo meu avô, que era torcedor fanático. Na época em que joguei no São Paulo eu sempre falava que fazer gol na Ponte Preta para mim era como “bater na mãe”.
2. (QNFL) Como é participar de uma Champions League?
(L.F) Sem dúvida a Champions League é um dos campeonatos mais bem organizados e talvez o mais disputado do mundo. Os jogos normalmente acontecem em grandes estádios, a torcida comparece, os times são os melhores, enfim é fantástico.
3. (QNFL) O nível técnico sulamericano está muito abaixo do europeu?
(L.F) É muito difícil fazer essa comparação. Acho que na América do Sul estamos muito abaixo em termos de organização, estrutura, investimento. Dentro de campo, acho que não deixamos a desejar, o único problema é que grandes jogadores sul-americanos não conseguem jogar muito tempo em seus países.
4. (QNFL) Quais os jogadores e técnicos com os quais você gostou mais de trabalhar?
(L.F) Poxa, não gosto de citar nomes, porque já trabalhei com muita gente boa na minha carreira. No caso dos técnicos eu sempre procuro valorizar todos eles, até aqueles que me dispensaram em algum momento, pois de alguma forma me ajudaram a chegar onde cheguei hoje.
5. (QNFL) Você criticou a Jabulani. Ainda achas a Jabulani uma bola ruim depois do seu golaço?
(L.F) A bola realmente é diferente das que nós estávamos acostumados e não tivemos muito tempo para a adaptação. Mas durante a competição acho fomos pegando o jeito e tudo ficou normal.
6. (QNFL) Qual foi, na sua opinião, a melhor fase da sua carreira?
(L.F) Eu vou citar dois momentos. Tive uma ótima fase no São Paulo entre 2003 e 2004, quando nos classificamos para a Libertadores depois de 10 anos e na própria disputa da Libertadores. Entre 2008 e 2009 eu também vivi uma grande fase tanto no Sevilla quanto na seleção. Fiz muitos gols.
7. (QNFL) Como você se sente em ser artilheiro da Libertadores?
(L.F) Muito feliz, pois é uma competição difícil de se jogar. Só não fiquei mais feliz, pois não conquistamos o nosso objetivo principal que era o título.
8. (QNFL) Quais suas ambições para o futuro?
(L.F) O meu primeiro objetivo é voltar à Seleção Brasileira. Quando eu atingir esse objetivo, tenho o plano de estar em condições de disputar a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.
9. (QNFL) Você pretende encerrar sua carreira no Brasil?
(L.F) Sim. Tenho o plano de voltar para o Brasil quando terminar meu contrato com o Sevilla, em 2013. Mas ainda é cedo para falar sobre isso, vamos deixar as coisas acontecerem.
10. (QNFL) Qual sua dica para os jovens que desejam seguir sua carreira.
(L.F) Minha dica é não desistir do objetivo no primeiro obstáculo que surgir, pois eles vão surgir mesmo, e treinar muito. Eu passei por muitas dificuldades antes de virar profissional, quase desisti, mas persisti e consegui o que sonhava: jogar em grandes clubes e na Seleção.
Agradecimentos:
Comcept (Assessoria de Luís Fabiano)
Equipe Quem Não Faz Leva
Por Heitor Barros
Já temos mais classificados para as oitavas da Champions League. Manchester United, Valência, Schalke 04, Lyon, Inter de Milão, Tottenham e Barcelona garantiram classificação para a próxima fase da Uefa Champions League. A próxima rodada será a última na fase de grupos da Champions. Copenhague e Rubin Kazan (Grupo D), Roma e Basel (Grupo E) e Shakhtar, Arsenal e Basel (Grupo H) estão na luta para a última ou pelas duas vagas dos seus respectivos grupos. Vamos aos jogos da Quarta (Grupo A ao D). Em breve mais vídeos das partidas
Grupo A:
Tottenham 3X0 Werder Bremen => O tottenham confirmou a boa fase na Champions vencendo o Werder Bremen por 3X0. O resultado classificou o Tottenham para as oitavas e eliminou o Werder, que não tem chance nem de classificação para a Liga Europa.
FICHA TÉCNICA
TOTTENHAM 3X0 WERDER BREMEN
Local: Estádio White Hart Lane, em Londres (Inglaterra)
Data: 24/11/2010, quarta-feira
Horário: 17h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Olegário Benquerença (POR)
Assistentes: Bertino Miranda e Jose Cardinal (ambos POR)
Gol: TOTTENHAM: Kaboul, aos 6 minutos do primeiro tempo; Modric aos 46 do 1º tempo; Crouch, aos 34 do 2º tempo
Tottenham: Gomes; Hutton, Gallas, Kaboul e Assou-Ekotto; Jenas (Palacios), Modric, Lennon e Bale(Kranjcar); Pavlyuchenko (Defoe) e Crouch. Técnico: Harry Redknapp.
Werder Bremen: Wiese; Fritz, Mertesacker, Prodl e Schmidt; Jensen (Pasanen), Bargfrede, Hunt (Thy), Marin e Kross(Onur Ayk); Wagner. Técnico: Thomas Schaaf.
(Foto: Reprodução ESPN)
Inter de Milão 1X0 Twente => A Inter esfriou um pouco o clima no clube. Depois de maus resultados, a imprensa italiana chegou a especular que o emprego de Rafa Benítez estaria ameaçado. Mas a vitória veio em boa hora para o técnico espanhol. O gol italiano foi de Cambiasso.
FICHA TÉCNICA
INTERNAZIONALE 1 X 0 TWENTE
Local: Estádio San Siro, em Milão (Itália)
Data: 24/11/2010, quarta-feira
Horário: 17h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Stéphane Lannoy (FRA)
Assistentes: Eric Dansault e Michael Annonier (ambos FRA)
Gol: INTER: Cambiasso, aos 11min do 2° tempo
Cartões amarelos: INTER: Córdoba e Lúcio
TWENTE: Leugers
Internazionale: Castellazzi; Córdoba, Lúcio, Materazzi e Zanetti; Stankovic, Cambiasso, Sneijder (Biraghi), Biabiany (Nwankwo) e Pandev (Santon); Eto'o
Técnico: Rafa Benítez
Twente: Mihaylov; Rosales, Wisgerhof, Douglas e Leugers (Buysse); Brama, Janssen e De Jong; Ruiz, Janko (Landzaat) e Chadli
Técnico: Michel Preud'homme
(Foto: Getty Images)
Grupo B:
Schalke 04 3X0 Lyon => O jogo era fundamental para definir a classificação do grupo. Mas o Benfica deu mole e acabou classificando os dois. Melhor para o Schalke, que com a vitória assumiu a 1ª colocação do grupo.
FICHA TÉCNICA:
SCHALKE 04 3 X 0 LYON
Local: Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen (Alemanha)
Data: 24/11/2010, quarta-feira
Horário: 17h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Assistentes: Andrea Stefani e Renato Faverani (ambos ITA)
Cartões amarelos: Schalke: Farfan e Jones; Lyon: Toulalan e Michel Bastos
Gols: Farfan, aos 14 minutos do primeiro tempo, Huntelaar, aos 20 minutos do primeiro tempo e 44 minutos do segundo tempo.
Schalke 04: Neuer; Uchida, Howedes, Metzelder e Schmitz; Kluge, Jones, Farfán e Jurado; Raúl e Huntelaar. Técnico: Felix Magath.
Lyon: Lloris; Reveillere, Diakhaté, Lovren e Cissokho; Toulalan, Gourcuff, Kallstrom, Michel Bastos e Briand; Lisandro. Técnico: Claude Puel.
(Foto: Reuters)
Hapoel Tel Aviv 3X0 Benfica => O sonho do Benfica acabou. Depois de se classificar como campeão europeu, o clube começou a sonhar com a Champions. Só que para esse sonho o Benfica não investiu e ainda perdeu jogadores importantes (Ramires para o Chelsea e Di Maria para o Real Madrid). Resultado: Pode até ficar sem a vaga para a Liga Europa. Um dos gols do Hapoel foi do brasileiro
FICHA TÉCNICA:
HAPOEL TEL-AVIV 3 X 0 BENFICA
Local: Estádio Bloomfield, em Tel Aviv (Israel)
Data: 24/11/2010, quarta-feira
Horário: 17h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Alain Hamer (LUX)
Assistentes: François Mangen e Christian Holtgen (ambos LUX)
Cartões amarelos: Ben-Dayan Yadin e Fransman (Hapoel); Saviola (Benfica)
Gol: HAPOEL: Zahavi aos 24 minutos do 1º tempo e aos 45 minutos do 2º tempo e Douglas Silva aos 30 minutos do segundo tempo.
Hapoel Tel-Aviv: Enyeama; Bondarv, Douglas da Silva, Fransman e Ben-Dayan; Abutbul (Badier), Yadin, Vermouth e Zahavi; Shechter (Shivhon) e Tamuz (Sahar). Técnico: Eli Gutman.
Benfica: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia (Jara), Salvio (Carlos Martins), Gaitán e Aimar; Saviola (Óscar Cardozo) e Alan Kardec. Técnico: Jorge Jesus.
(Foto: Reuters)
Grupo C:
Rangers 0X1 Manchester United => Num pênalti sofrido pelo brasileiro Fábio, Rooney marcou o gol da Vitória do Manchester United. O gol classificou o Manchester e encerrou um jejum que durava desde 7 de setembro. essa data oi a última que Rooney balançou as redes. o Manchester pode se tornar a 1ª equipe a terminar a fase de grupos sem tomar gol.
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Ibrox, Glasgow, Escócia
Data: 24/11/2010
Horário: 17h30
Árbitro: Massimo Busacca
Assistentes: Matias Arnett e Manuel Navarro
Gol: Wayne Rooney, de pênalti, aos 43 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Naismith, Whittaker e Hutton (Rangers)
RANGERS: McGregor; Davies, Whittaker, Boradfoot, Weir e Foster; McCulloch, Weiss (Fleck), Hutton (Beattie) e Naismith; Miller. Técnico: Walter Smith
MANCHESTER UNITED: Van der Sar; O'Shea, Smalling, Evans e Fábio; Nani (Obertan), Scholes (Anderson), Carrick e Giggs; Berbatov (Javi Hernández) e Rooney. Técnico: Sir Alex Ferguson
(Foto: Reuters)
Valência 6X1 Bursaspor => Por pouco o Valência não igualou a maior goleada da Champions (Olympique 7X0 no Zilina), Mas garantiu sua classificação. Por outro lado levou o 1º gol do Bursaspor na competição. o autor do 1º gol dos turcos foi Batalla (apesar do nome não foi contra)
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Mestalla, Valência, Espanha
Data: 24/11/2010
Horário: 17h30
Árbitro: Bruno Paixão
Assistentes: Venâncio Tomé e Ricardo Santos
Gols: VALENCIA: Mata aos 17 minutos (pênalti), Soldado aos 21, Aduriz aos 30 e Joaquin aos 37 minutos do primeiro tempo, e Soldado, aos 10, e Domínguez, aos 33 do segundo tempo; BURSASPOR: Batalla, aos 24 do segundo tempo
Cartões amarelos: Albelda e Alba (Valencia); Erdogan e Aziz (Bursaspor)
VALENCIA: Moyá (Guaita); Bruno Saltor, Ricardo Costa, Maduro e Jordi Alba; Costa, Albelda, Mata e Joaquin; Aduriz (Domínguez) e Soldado (Isco). Técnico: Unai Emery.
BURSASPOR: Ivankov; Keçeli, Osturk, Edorgan e Vederson (Aziz); Vorkan, Svensson, Insua e Ergic (Batalla); Turgay e Sercan (Odabasi). Técnico: Ertugrul Saglam.
(Foto: Reprodução ESPN)
Grupo D:
Panathinaikos 0X3 Barcelona => Desta vez não foi Messi que marcou gol mais de 2 vezes. Pedro fez 2 gols e ajudou na vitória do Barcelona. O outro foi de… Messi (o mais bonito da noite). O resultado garantiu o Barcelona nas oitavas da Champions League.
FICHA TÉCNICA:
PANATHINAIKOS 0 X 3 BARCELONA
Local: Estádio OACA Spiros Louis, Atenas, Grécia
Data: 24/11/2010
Horário: 17h30
Árbitro: Gianluca Rocchi
Assistentes: Luca Maggiani e Nicola Nicoletti
Gols: BAR: Pedro, aos 27 do 1º tempo; Messi, aos 18 e Pedro aos 25 do 2º tempo
Cartões:
BARCELONA: Valdés; Dani Alves, Piqué, Puyol e Adriano; Mascherano, Xavi, Iniesta; Villa, Messi e Pedro. Técnico: Pep Guardiola
PANATHINAIKOS: Tzorvas; Vyntra, Boumsong, Kanté e Spyropoulos; Gilberto Silva, Katsouranis, Marinos e Christodoulopoulos; Luis Garcia e Cissé.
Técnico: Jesualdo Ferreira
(Foto: Reuters)
Rubin Kazan 1X0 Copenhague => o jogo mais cedo da quarta foi decidido numa cobrança de Pênalti. Noboa foi o autor da cobrança. Apesar do resultado, as chances de classificação do Rubin são difíceis, pois precisa ganhar do Barcelona no Camp Nou (o que aconteceu na temporada passada) e o Copenhague perder. Mas o deixa garantido na Liga Europa.
FICHA TÉCNICA:
RUBIN KAZAN 1 X 0 COPENHAGEN
Local: Estádio Centralni, Kazan, Rússia
Data: 24/11/2010
Horário: 15h30
Árbitro: Martin Atkinson
Assistentes: Michael Mullarkey e Peter Kirkup
Gols: RUB: Noboa, aos 47 min do 1º tempo (pênalti)
Cartões: Ryanzantsev (Rubin); Wendt e Bolaños (Copenhagen)
RUBIN KAZAN: Ryzhikov; Kaleshin (Salukvadze), César Navas, Bocchetti e Ansaldi; Noboa, Natcho, Kazaev (Bystrov) e Ryazantsev; Karandeniz e Kornilenko (Medvedev) Técnico: Kurban Berdyev
COPENHAGEN: Wiland; Pospech, Zanka, Antonsson e Wendt; Claudemir, Kvist, Bolaños e Vingaard (Zohore); Gronkjaer e N'Doye. Técnico: Stale Solbakken
(Foto: AFP)
Por Globoesporte.com e Heitor Barros
Já não é de algum tempo que o Manchester vem procurando um goleiro para substitir Van der Sar, de 40 anos, quando ele se aposentar. E parece que o Manchester encontrou o goleiro que procurava.
O Manchester United anunciou neste sábado em seu site oficial a contratação do goleiro Anders Lindegaard, de 26 anos. O jogador estava no Aalesund, da Dinamarca, e assinou contrato com os Diabos Vermelhos por três anos e meio. Animado com a oportunidade, o arqueiro se disse pronto para defender o time inglês a partir de 2011, quando poderá ser inscrito na Premier League e na Liga dos Campeões.
A contratação já vinha sendo noticiada como certa por meios de comunicação britânicos.
- Jogar no Manchester é um sonho. O clube é uma instituição muito conhecida na Dinamarca e é uma honra vir para cá. Estou ansioso para jogar e treinar ao lado de alguns dos grandes jogadores do futebol atual. Espero dar a minha contribuição para ajudar o clube a se manter no topo - afirmou Lindegaard, que já foi convocado quatro vezes para a seleção da Dinamarca.
Anders Lindegaard manchester (Foto: Site Oficial do Clube)
O técnico Alex Ferguson comentou a contratação do jogador. Segundo o comandante dos Diabos Vermelhos, a chegada de Lindegaard é um processo comum no clube, que sempre procura por grandes revelações do futebol mundial.
- É um jovem brilhante. E esse é o desafio do Manchester United, que sempre olha para o futuro para encontrar bons jogadores. Assinamos com um goleiro de grande presença e que promete muito para o futuro. Ele vai ter tempo para se adaptar aos novos companheiros nesse período em que não poderá atuar - explicou o comandante do Manchester.
Atualmente, o clube inglês conta com o holandês Van der Sar, de 40 anos, com o polonês Tomasz Kuszczak, de 28, e com o inglês Ben Amos, de 20. Os dois últimos ainda não conseguiram se firmar na ausência do experiente titular, que está prestes a se aposentar.
Porém, o maior goleiro da história do Manchester, Peter Schmeichel que também é dinamarquês, disse que Lindegaard não tem muito futuro no manchester, pois disse que o jovem não tem “calibre” para jogar pelos Red Devils.
Por Victor Canedo (Globoesporte.com)
Eles não aceitam dinheiro de graça. Cogitaram até negar patrocínio e não receber a cota de seu primeiro jogo televisionado da história. É de se estranhar que o FC United, fundado em 2005 por torcedores do Manchester em ato rebelde à venda para a família americana Glazer, seja tão diferente em uma sociedade cada vez mais dependente do capital. Mas é tudo o que eles querem: se opor à filosofia do pai milionário, possível adversário na terceira fase da FA Cup, a Copa da Inglaterra. Antes, o maior desafio é eliminar um time de quatro divisões acima e deixar para o destino colocar frente a frente o time três vezes campeão europeu e a sua própria consciência culposa.
(Foto: Site Oficial do FC United)
No sábado, às 15h locais (13h de Brasília), os Red Rebels – em alusão aos Red Devils – vão até o Withdean Stadium visitar o Brighton, líder da Terceirona Inglesa, e finalista da mesma competição em 1983, diante do próprio Manchester United. Tarefa tão árdua quanto à da primeira rodada oficial quando, em jogo dramático, o FC United eliminou o Rochdale por 3 a 2, também fora de casa, com um gol aos 49 minutos do segundo tempo. Anteriormente, em longa fase preliminar – a FA Cup conta com mais de 750 clubes –, a equipe da Sétima Divisão já havia passado por outros quatro adversários no mata-mata.
– Se o FC United avançar, teremos uma enorme empolgação para ver se o sorteio apontará o Manchester como adversário. As pessoas aqui já comentam sobre essa possibilidade. Já há, inclusive, torcedores dizendo que não irão ao Old Trafford para não dar qualquer lucro aos Glazers – disse Ashley Gray, jornalista do Daily Mail, em entrevista por e-mail.
O fato, obviamente, é inédito na curta história do FC United. Em 14 de junho de 2005, cerca de 2.700 torcedores se rebelaram com a aquisição do Manchester por parte do empresário americano Malcom Glazer, que tomou um empréstimo de 600 milhões de libras (à época R$ 2,57 bilhões). Boa parte é integrante do Manchester United Supporters Trust (MUST), fundo que arrecada dinheiro de associados e doadores para comprar os Red Devils quando o americano falir por conta dos altos juros e tiver de vender. É o que eles acreditam.
– O que as pessoas não entendem é como o United pôde ser comprado pelos Glazers, que não tinham dinheiro e pagaram o clube com empréstimos. Os torcedores têm a certeza de que o dinheiro utilizado para quitar os débitos poderia ser revertido na compra de jogadores, estrutura... Ficou claro para muitos que os Glazers não nutriam paixão pelo Manchester. Apenas pensavam em ganhar dinheiro – afirmou Ashley Gray.
Jogador aplaude os quatro mil torcedores que viajaram para presenciar a épica classificação (Site oficial)
Paixão como modelo de gestão
A proposta do FC United é justamente ir na contra-mão de todo esse modelo de gestão. Por isso, todos os aspectos são decididos através de assembleias entre os associados, proprietários diretos do clube. Para ter direito a voto, os torcedores precisam pagar uma anuidade mínima de 12 libras (R$ 32). E, embora não haja um limite para o investimento, o peso nas decisões é o mesmo para todos – cerca de dois mil. As vantagens, por exemplo, podem ser sentidas no bolso. Um ingresso pode ser comprado por R$ 5, enquanto para assistir a um jogo do Manchester United os fãs teriam que arcar com, no mínimo, R$ 73 (veja na tabela ao lado).
– Não há como nossos jogadores pagarem uma viagem à Dubai por uma semana. Eu duvido até que eles conseguiriam passar dois dias em Blackpool – brincou o treinador e manager Karl Marginson, ironizando o atacante Wayne Rooney.
'Amamos o United. Odiamos o Glazer', diz a faixa
(Foto: Divulgação / Site Oficial do FC United)
– Nossas estrelas recebem R$ 1,6 mil por mês – concluiu.
A organização também desperta atenção e é de dar inveja a qualquer clube brasileiro de elite. O site oficial possui traduções para 14 línguas, entre elas português, polonês e russo. Há canais de TV e Rádio, perfis no Twitter e no Facebook para que o torcedor possa estar cada vez mais íntimo de sua paixão. Sem contar o apoio à comunidade local através de empregos a grupos de refugiados, cooperação com escolas e instituições de solidariedade à crianças.
– Os meus heróis costumavam ser craques como Denis Law, Bobby Charlton e Eric Cantona, mas agora são essas pessoas que fizeram tanto para levar o clube até esse nível – confessou o veterano torcedor Vinny Thompson, ao jornal inglês “The Independent”.
– O Manchester United é o maior clube da Inglaterra e nunca foi bem vista uma venda para americanos, primeiramente pelo orgulho inglês e também pelos americanos darem a entender que a compra do clube era apenas por business. É uma atitude que eu não tomaria, prefiro estar sempre do lado do clube apesar dos pesares, mas consigo entender a revolta daqueles que viram o Manchester United renascer das cinzas por esforço próprio – contrargumentou Thiago "Kalvin" Menezes, brasileiro e torcedor fervoroso dos Diabos Vermelhos.
Festa ao alcançar a segunda fase da FA Cup começou no campo (Divulgação / Site Oficial do FC United)
Da 10ª para a 7ª Divisão
Em campo, o time é um sucesso. E não só pela FA Cup. Em cinco temporadas, o FC United já soma três acessos, cinco troféus e mais de 400 gols. Além, é claro, da ótima presença de público para os padrões das ligas semi-amadoras, com média de 2.379 torcedores em um estádio em uma pequena cidade vizinha, onde tinha de dividir o palco com o Bury FC.
As notícias para o futuro são animadoras. Na última quinta-feira, o clube recebeu permissão para construir o seu estádio, com capacidade para 5.000 pessoas, em Newton Heath, área onde o Manchester começou a se profissionalizar. Os ingleses já arrecadaram R$ 1,9 milhão através de doações da comunidade em seis semanas. O preço estimado é de R$ 9,5 milhões. Logo logo chegarão lá.
Como diz a música entoada pelos rebeldes: “Glazer, onde quer que você esteja, você comprou o Old Trafford, mas não pode nos comprar”. Uma história, no mínimo, cativante.
Crianças 'rebeldes' viram o clube nascer: orgulho em qualquer divisão (Foto: Site Oficial do FC United)